terça-feira, 18 de setembro de 2012

Planejando uma atividade com hipertexto

Cursistas:  Mirce Gonçalves Guimarães e Katiane Beatriz Queiroz
Atividade: 2.6 Planejando uma atividade com Hipertexto ou internet
Escola: Municipal Benedito Pereira Lima
Município: São João da Lagoa
Formadora: Suzana Alves Araújo

Planejamento de Aula

Trabalhando com jogos de alfabetização

Unidade Escolar: Escola Municipal Benedito Pereira Lima
Público alvo: Alunos do Ensino Fundamental que necessitam de atividades diferenciadas.
Duração: duas aulas
Tema: Alfabetização
Conteúdo: Leitura e escrita

Introdução:

O jogo é uma atividade lúdica que prende a atenção das crianças por meio de personagens coloridos e animações engraçadas e garante diversão e aprendizado.

Objetivos:
  • Alfabetizar utilizando os recursos de multimídia;
  • Proporcionar aos alunos uma aula prática e prazerosa;
  • Desenvolver a leitura, escrita, criatividade e a habilidade motora das crianças.

Recursos:
Computadores, internet, pequenos textos, site Escola Games.

Desenvolvimento:
Trabalhar previamente, textos, frases e palavras. Após atividades realizadas em sala de aula, conversar com os alunos sobre os recursos tecnológicos, sobre os jogos que podemos encontrar na internet. Levá-los ao laboratório de informática, explicar as regras do jogo. Cada jogador deve montar palavras sem errar as letras e ainda guiar um robozinho para que ele junte as letras corretas e formar novos vacábulos.

Atividades:
Com o jogo “Lousa Legal” as crianças podem:
  • Formar Palavras;
  • Desenhar;
  • Inserir figuras;
  • Aprender as sílabas;
  • Formar palavras com o alfabeto.
Cada criança terá sua lousa digital.

Avaliação: A avaliação será feita através de observação, de acordo com o interesse, participação,desempenho das crianças nas atividades realizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário